19 de fev. de 2007

Cores 2007*


As cores têm poder. Nas roupas que usamos, nos ambientes em que vivemos, naquilo que comemos, nos acessórios que portamos, elas atuam sobre o nosso estado de espírito.
E de acordo com as previsões astrológicas
as cores que regem o ano de 2007 são: amarelo, branco e azul.
Veja o significado das cores e alguns ambientes em que elas estão harmonicamente aplicadas:

O amarelo representa luz, vida, inteligência, comunicação, rapidez, sabedoria. Está ligado à eternidade divina. No oriente, a cor amarela é uma espécie de mediadora entre deuses e homens além disso, propicia vigor e a proteção dos céus.
Na decoração traz tranqüilidade aliada ao aconchego. Indicada para espaços onde se depende de atividades mais cerebrais como: bibliotecas, escritórios, saletas de estudo.

Nesta sala, projeto das arquitetas Carolina Maluhy e Isis Chaulon, a atração fica por conta do bufê laqueado de amarelo que serve de apoio para a composição de fotografias e objetos.

Foto: Revista Casa Claudia
Neste estar o decorador Fábio Galeazzo usou duas nuances suaves de amarelo para cobrir parede e lambri.

Foto: Revista Casa Claudia


O branco está ligado a pureza e a sinceridade. É a cor da paz de espírito, harmonia e do equilíbrio. É a cor da iniciação, da revelação, da graça, do despertar e do entendimento.
Alimentos com essa cor(alho, nabo, cebola e arroz) segundo a medicina chinesa, purificam o organismo e de acordo com métodos tradicionais de cura, retardam o envelhecimento.No oriente simboliza a paz, já no Ocidente o luto.
Na decoração o branco estimula os sentidos, dá paz mas, em excesso causa cansaço tornando o ambiente monótono levando à dispersão. Aí a importância de um toque colorido nos objetos.

No dormitório projetado pela arquiteta Sandra Picciotto, o colorido, sobrio do marrom, vem da colcha e almofadas.

Foto: Revista Casa e Jardim

No estar, da arquiteta Karin Moraes, tons neutros de branco e bege associados ao vermelho e laranja das almofadas, tela e objetos fazem uma bela composição.

Foto: site arquiteta

E o azul é a cor que simboliza a verdade, a tranqüilidade e a compreensão. Representa também o trabalho e a prosperidade. Ela está associada à limpeza e a transparência de comportamento.
Na decoração é uma cor que acalma, repousante e faz lembrar a natureza, o oceano. Cuidado apenas com os tons muito intensos, que levam à introspecção.

No projeto de Sig Bergamin, o azul dos azulejos, no roda teto, combinado com o lambri branco ilumina o banheiro.


Foto: Revista Casa Claudia

A arq. Cinthia Liberatori criou um dormitório lúdico para seu filho inspirado num barco, com paredes de mar azul, veleiros à vista e teto de noite estrelada.

Foto: Revista Casa Claudia



Nenhum comentário: