Você sabia que um abraço protege a saúde, retarda o envelhecimento e aquece o coração? E vale por mil palavras pois pode dizer coisas como eu gosto de você, conte comigo, obrigada por estar sempre ao meu lado ou sei o que você está sentindo? E não é só isso: o toque tem poderes fantásticos sobre a saúde e o bem-estar.
Um estudo feito pela Universidade da Carolina do Norte, nos EUA, mostrou que abraçar tem relação direta com qualidade de vida. Com a troca de calor e afeto, o corpo passa por uma dança de hormônios: enquanto o nível de cortisol, o hormônio do stress, despenca, substâncias químicas aumentam, contagiando o cérebro e cada célula do organismo com uma sensação de conforto e felicidade. Em seguida, a pressão sanguínea diminui e os batimentos cardíacos desaceleram.
“Por vivermos numa época que valoriza a razão e a tecnologia, perdemos a consciência dos sentimentos. Quando nos tocamos e nos abraçamos valorizamos o amor e a cumplicidade, o que alivia a dor, a depressão e a ansiedade”, afirma a autora Kathleen Keating, dos livros A Terapia do Abraço 1 e 2.
Os especialistas descrevem cinco tipos de abraços que correspondem às mais diversas situações.
Vamos começar a praticar: é gostoso e faz bem!
Faça com:
Três bons amigos ou em casal para consolar alguém ou dois adultos e uma criança o abraço sanduíche : todo mundo sai ganhando, mas quem fizer o papel de recheio desse sanduíche e ficar no meio tem uma sensação especial de segurança.Indicado para as pessoas que estiverem passando por um período difícil e precisarem de um apoio extra.
Seu cachorro, gato, furão... se não tiver, abrace um bicho de estimação emprestado (também ajuda!) abraço de amigo para o melhor amigo: logo que você chega em casa, aquela coisa fofa e peluda vai pulando no seu colo e ao abraçá-lo, ele corresponde com uma lambida ou um latido de felicidade. Cachorro é assim: não julga as suas ações, não tem preconceito (ele não se importa com o seu peso, altura, cabelo...) e não pede nada em troca. Não é á toa que a relação entre o homem e o animal de estimação tem efeito terapêutico para problemas como síndrome do pânico, depressão e solidão.Essa troca de afeto ajuda quebrar a timidez, levanta a auto-estima e melhora a confiança do dono.
Amigos e amigas de longa data ou amigos e amigas recentes, pais, irmãos...abraço do fundo do coração: considerado a forma mais elevada de se abraçar, é pleno, demorado, cheio de cuidados e sincero. Dá apoio e força. Enquanto as duas pessoas respiram juntas, devagar e descontraidamente, prestam atenção no sentimento de carinho que flui de um coração para o outro. Se você estiver aberta, vai encontrar um amor puro e incondicional.
Marido, noivo, namorado, paquera abraço de amor: beijar é bom demais, mas ficar coladinha com o seu amado não tem preço. O sentimento de um abraço de amor entre homem e mulher é de confiança e cumplicidade. Funciona como se você dissesse a ele (e vice-versa): “Estou aqui para o que der e vier”. Libera o hormônio ligado à fidelidade e responsável pelo impulso e desejo de cuidar do outro.
Abraço imaginário: funciona de verdade. Imaginar um abraço gostoso também é eficiente, principalmente naqueles momentos em que você está precisando de uma boa dose de alto-astral e não tem ninguém por perto. Faça este exercício: feche os olhos e tente se ver abraçando alguém querido. Registre na mente esse abraço imaginário como uma experiência acalentadora e utilize-a quando precisar.
Fonte: Revista Bons Fluidos
Um comentário:
Cosa difficile trovare questa mia cara amica!!!!! Ho deciso scriverti allora, prima per dire che siamo arrivati e aspettiamo una visita di voi!!!! Secondo per darti i complimenti !!! Abbiamo visto il tuo nome sul'elenco nel sito del Politecnico!!!! E, oggi, specialmente, per farti gli auguri!!!!! Tutte le cose belle della vita, amore, pace, lavoro, successo, ....viaggio in Italia!!!! Bacione e felicità...ti voglio tanto bene!!!
Gio
Fred ti manda anche un grosso abbraccio.
Postar um comentário