9 de mai. de 2007

Organizando os papéis*



Esse fim de semana passado resolvi fazer uma faxina na papelada aqui de casa e gente, ñ imaginava a quantidade de papéis que tinha guardado... um horror!
Isso que todo o ano jogo umas dezenas deles (contas, carnês, recibos...) fora.
Definitivamente preciso ter mais momentos desprendimento na minha vida, tenho muita facilidade para acumular coisas!
Mas, para saber direitinho o que guardar e o que descartar, recorri a esta listinha da bibliotecária Claudia Tarpani, da
Bibliodesign, que presta organização de escritórios e documentos.

Guardar por:


Um mês: conta do FGTS (o último extrato comprova os anteriores).
Três meses ou até o fim da garantia: notas fiscais.
Cinco anos: imposto de renda pessoa física (incluindo os documentos referentes à declaração), IPVA, IPTU, extratos bancários, recibos de água, luz, telefone, condomínio, plano de saúde, TV a cabo, provedor de internet e de outras contas.
Até a renovação da apólice: contratos de seguro.
Até a quitação: financiamento de imóveis e veículos.
Até a aposentadoria: contra-cheques (holerites), guia de recolhimento do INSS, rescisão de contratos de trabalho.
Para sempre: certidões de nascimento, casamento, óbito, documento do PIS, carteiras de trabalho, carteira de vacinação, contratos de compra e venda e escrituras.

Um comentário:

Anônimo disse...

Amica!!!!!!!! Adorei essas dicas....haja gaveta para guardar toda papelada....vou seguir essa sugestão.
Beijocas e saudades, Gio